Cansado de ouvir que a famosa Torta Búlgara era de origem Soteropolitana, me dediquei a pesquisar incansavelmente durante semanas sobre a verdadeira origem dessa iguaria que provoca verdadeiros orgasmos gástricos em quem a experimenta.
A verdade sobre a receita é de fato um grande mistério. Encontrei relatos de que surgiu na França por um erro cometido em uma confeitaria que desejava fazer um bolo com pouca farinha, com o centro com alguma cremosidade e levemente puxante, remetendo a uma sobremesa já existente e normalmente feita de chocolate chamada de "Fudge".
Também encontrei relatos de surgimento na Hungria durante o período da pré-guerra, feita por uma família que por tradição fazia a sobremesa para a Páscoa.
Cheguei a seguinte conclusão, em cada lugar que essa receita chega ela ganha novas roupagens, ingredientes e...nomes! De uma coisa tenho certeza, a origem da receita não é nacional e muito menos Soteropolitana, o que posso afirmar é que quando ela chegou em nossa terra ela ganhou um modo mais econômico de ser preparada, diferente das receitas francesa e húngara que levam desde nozes, castanhas, amêndoas e damasco até algumas especiarias vindas do "Novo Mundo".
Após esse breve passeio na história dessa receita, segue abaixo os ingredientes necessários para o preparo dela.
Mais um detalhe, desvendando o mistério, não é Torta Búlgara, é Bolo Búlgaro!
Vocês irão precisar de:
- 200g de Manteiga (Com Sal ou Sem Sal)
- 150g de Cacau em Pó (50% Cacau)
- 150g de Açúcar Cristal
- 3 Gemas
- 2 Ovos inteiros
- 1 Colher de Chá de essência de Baunilha
- 1 Pitada de Sal
Modo de Preparo:
Comece pré-aquecendo o forno a 180ºC-220ºC. Unte uma forma de bolo inglês com Manteiga, forre com papel alumínio e depois unte novamente por cima do alumínio, isso vai ajudar na hora de desenformar o bolo. Reserve.
Coloque a Manteiga em uma tigela e derreta-a em banho-maria. Quando a manteiga estiver completamente dissolvida acrescente o Cacau em Pó e misture até que a mistura se torne homogênea. Adicione a Baunilha e a pitada de Sal. Junte o Açúcar e misture vigorosamente.
Dica do Pinho: Nesse momento utilize uma batedeira, isso poupara seus braços e trará um resultado melhor para a mistura. Bata por 10 minutos.
A mistura nesse momento terá a aparência de uma ambrosia (aquele doce-de-leite que vende no interior) só que escuro por causa do Cacau em Pó.
Em uma outra tigela, acrescente as gemas e os ovos inteiros e misture com a ajuda de uma colher ou com um fouet (clica no nome se não sabe o que é). Despeje a mistura de ovos vagarosamente na tigela aonde está mistura de manteiga, chocolate e açúcar e continue a bater com a batedeira. Se você adicionar os ovos de vez o calor da outra mistura irá cozinhar os ovos e a receita estará perdida.
Uma vez que os ingredientes foram misturados, continue a bater por aproximadamente 15 minutos ou até que os cristais do açúcar estejam todos dissolvidos.
Despeje a mistura na forma previamente untada e coloque no forno para assar por aproximadamente 40 minutos ou até que o centro do bolo esteja mais firme. Cuidado para não assar demais senão irá ficar amargando.
Então é isso aí pessoal, espero que tenham gostado da receita. Postem comentários de como ficou o resultado de vocês.
Sigam o Blog clicando aí do lado.
Beijos e abraços para todos.
Beijos e abraços para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário