quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Italian Tomato Sauce


Olá caros amigos, tudo bem? Espero que sim!
Essa receita é inspirada na do Chef Scott Conant, contudo dei meu toque pessoal para que a receita ficasse mais apetitosa e menos calórica do que a receita original. É um pouco trabalhosa por conta das etapas de cocção do molho, mas o resultado vale muito a pena.
Esse molho serve de base para tudo em que vocês normalmente utilizariam um molho de tomate, fica muito bom com Pastas, Filés à Parmegiana, Ensopados e etc. Deixem a criatividade fluir!!!
Sem mais delongas, vamos a receita do molho.

Vocês irão precisar de:

- 20 Tomates Maduros (Usei do tipo Rasteiro);
- 5 Colheres de Sopa de Azeite Extra Virgem (Use um Azeite de boa qualidade);
- 1 Colher de Chá de Orégano desidratado;
- Sal à gosto;
- Pimenta do Reino à gosto (Já sabem, não é Pimenta Cominho);
- 1 Colher de Sopa de Açúcar;
- 1 Colher de Chá de molho TABASCO® Garlic Pepper Sauce (Opcional, acrescenta uma leve picância e mais sabor ao molho);

Modo de Preparo:

Começaremos descascando os tomates, para isso lave muito bem eles e faça pequenas cruzes com a ajuda de uma faca no fundo deles, não precisa ser um corte muito profundo. Encha uma panela grande com água até que falte dois dedos para preencher a panela por completo. Aguarde levantar fervura e acrescente 3 colheres de sopa de sal.
Coloque 5 tomates por vez e espere aproximadamente de 2 a 3 minutos para retirá-los da panela. Assim que retirar os tomates jogue-os em uma tigela contendo água bem gelada e pedras de gelo. O choque térmico vai interromper o processo de cozimento além de ajudar com que a pele solte mais fácil. Repita o processo nos tomates restantes até que todos estejam "pelados". Corte os Tomates em 4 e retire as semente e o miolo reservando-os em uma outra tigela. 
Após ter feito o processo em todos os tomates, aqueça bem uma panela grande e acrescente o azeite e espere o mesmo ficar bem quente (começando a sair fumaça), em seguida adicione os tomates cortados sem pele e sem sementes e refogue até começarem a soltar liquido.
Em um liquidificador, bata as sementes e os miolos dos tomates e passe a mistura por uma peneira. Adicione esse "suco" aos tomates que estão cozinhando na outra panela e abaixe o fogo.
Nesse momento você já pode temperar o molho com o molho TABASCO® Garlic Pepper Sauce (opcional) sal e pimenta à gosto, contudo seja moderado para que o molho não fique salgado demais, lembre-se que esse molho é uma base para outros pratos. Caso o molho esteja ácido demais, pode adicionar o açúcar e provar para ver se a acidez diminuiu.
Deixe os tomates cozinharem por aproximadamente 20 minutos e com a ajuda de um machucador de batatas, amasse os tomates na panela para que o molho fique mais encorpado.
Tampe a panela de deixe o molho cozinhar em fogo baixo por mais 20 minutos.

Dica do Pinho:

Para adicionar mais uma camada de sabor ao molho, façam o seguinte:
Descasque 4 Dentes de Alho e amasse com a lateral da faca. Faça um papelote com papel alumínio e coloque os dentes de alho dentro. Tempere com sal, pimenta do reino e dê uma regada com azeite. Coloque no forno à 180ºC por aproximadamente 30 minutos ou até ficarem num tom dourado-amarronzado.
Pique o alho e adicione ao molho 5 minutos antes do final do processo de cozimento.

Espero que tenham gostado da receita e quaisquer dúvidas no preparo dessa e das outras receitas estou a disposição para esclarecer no que for necessário.
Beijos e abraços à todos e até a próxima receita.





segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Bolo Búlgaro


Cansado de ouvir que a famosa Torta Búlgara era de origem Soteropolitana, me dediquei a pesquisar incansavelmente durante semanas sobre a verdadeira origem dessa iguaria que provoca verdadeiros orgasmos gástricos em quem a experimenta.
A verdade sobre a receita é de fato um grande mistério. Encontrei relatos de que surgiu na França por um erro cometido em uma confeitaria que desejava fazer um bolo com pouca farinha, com o centro com alguma cremosidade e levemente puxante, remetendo a uma sobremesa já existente e normalmente feita de chocolate chamada de "Fudge". 
Também encontrei relatos de surgimento na Hungria durante o período da pré-guerra, feita por uma família que por tradição fazia a sobremesa para a Páscoa.
Cheguei a seguinte conclusão, em cada lugar que essa receita chega ela ganha novas roupagens, ingredientes e...nomes! De uma coisa tenho certeza, a origem da receita não é nacional e muito menos Soteropolitana, o que posso afirmar é que quando ela chegou em nossa terra ela ganhou um modo mais econômico de ser preparada, diferente das receitas francesa e húngara que levam desde nozes, castanhas, amêndoas e damasco até algumas especiarias vindas do "Novo Mundo".
Após esse breve passeio na história dessa receita, segue abaixo os ingredientes necessários para o preparo dela.
Mais um detalhe, desvendando o mistério, não é Torta Búlgara, é Bolo Búlgaro!


Vocês irão precisar de:
- 200g de Manteiga (Com Sal ou Sem Sal)
- 150g de Cacau em Pó (50% Cacau)
- 150g de Açúcar Cristal
- 3 Gemas
- 2 Ovos inteiros
- 1 Colher de Chá de essência de Baunilha
- 1 Pitada de Sal


Modo de Preparo:
Comece pré-aquecendo o forno a 180ºC-220ºC. Unte uma forma de bolo inglês com Manteiga, forre com papel alumínio e depois unte novamente por cima do alumínio, isso vai ajudar na hora de desenformar o bolo. Reserve.
Coloque a Manteiga em uma tigela e derreta-a em banho-maria. Quando a manteiga estiver completamente dissolvida acrescente o Cacau em Pó e misture até que a mistura se torne homogênea. Adicione a Baunilha e a pitada de Sal. Junte o Açúcar e misture vigorosamente.
Dica do Pinho: Nesse momento utilize uma batedeira, isso poupara seus braços e trará um resultado melhor para a mistura. Bata por 10 minutos.
A mistura nesse momento terá a aparência de uma ambrosia (aquele doce-de-leite que vende no interior) só que escuro por causa do Cacau em Pó.
Em uma outra tigela, acrescente as gemas e os ovos inteiros e misture com a ajuda de uma colher ou com um fouet (clica no nome se não sabe o que é). Despeje a mistura de ovos vagarosamente na tigela aonde está mistura de manteiga, chocolate e açúcar e continue a bater com a batedeira. Se você adicionar os ovos de vez o calor da outra mistura irá cozinhar os ovos e a receita estará perdida.
Uma vez que os ingredientes foram misturados, continue a bater por aproximadamente 15 minutos ou até que os cristais do açúcar estejam todos dissolvidos.
Despeje a mistura na forma previamente untada e coloque no forno para assar por aproximadamente 40 minutos ou até que o centro do bolo esteja mais firme. Cuidado para não assar demais senão irá ficar amargando.
Então é isso aí pessoal, espero que tenham gostado da receita. Postem comentários de como ficou o resultado de vocês.
Sigam o Blog clicando aí do lado.
Beijos e abraços para todos.